-
Arquitetos: Slow Architects
- Área: 300 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Slow Architects
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este pequeno edifício é o pavilhão de Vanke para a Exposição Internacional de Horticultura de 2014 em Tsingdao. O edifício funciona como uma cafeteria e adota uma forma semi-aberta que o torna mais acessível, gerando ao mesmo tempo um espaço interior protegido. Além de mesas e cadeiras, a cafeteria oferece assentos informais frente à área de jogos que permite aos visitantes desfrutar de um café nas pausas do jogo.
Quatro coberturas em formato de hiperboloide são suportadas por colunas e vigas de madeira, apresentando a beleza tectônica da construção em madeira e um aspecto muito leve. Algumas das paredes são feitas por troços de madeira de demolição para potencializar o sentido do tato ao fazer o pleno uso do material.
Diferente do concreto, as árvores absorvem carbono durante seu crescimento, o que faz com que o edifício seja uma construção de baixa emissão de carbono. A construção em madeira utiliza elementos pré-fabricados que permitem uma menor dependência da mão de obra no local e um menor impacto sobre o meio ambiente. Como trata-se de um edifício temporário, a maioria dos materiais podem ser reciclados.